sexta-feira, novembro 04, 2005

Vida... Impossível Descrição

Você acorda após um dia que teve uma enxurrada de frustrações, junta aquelas que ficaram marcadas em sua alma, resolve "dar a volta por cima" e passar a viver de outra forma! Se veste de qualquer jeito, não penteia mais os cabelos, esquece os problemas do mundo, afinal você, supostamente, nada tem a ver com eles... e agora faz tudo que vêm à sua mente! Faz o que tem vontade: grita, corre na direção que quer, chora e ri aonde bem entende, dança no meio da rua... Quem disse que você tem que ler, ser culto, pensar duas vezes, e andar na linha??? Todo mundo gosta de você agora! É o mais engraçado da turma, "eu queria ser igual"- você ouve alguns dizerem. Não faz nada significativo, porque a vida é passageira e não vale a pena esquentar a cabeça com n-a-d-a. Tudo é tão cômodo, e você nem morreu e já está no paraíso!

Só que vida é pra ser levada no peito. Você não esquece das pessoas que te magoaram, não substitui frustrações ou é mais ou menos contente. Pode chegar a sofrer mais com o peso do rótulo que adotou para viver num padrão que já experimentaram e continuarão tentando, pois ele está aí pra isso. Não haveria problemas se não tivessem que ser encarados, não haveria sofrimento se não fosse necessário. Não existiria paz sem guerra, seria apenas hábito e não se lutaria com tanta força pra que ela se estabelecesse. Se vida fosse para viver no ócio, viveríamos como vegetais esperando a chuva e as estações. Não sendo importante ter conhecimento, bom senso, ambição, não haveria motivo para ter cérebro. Se tudo que há sempre coexistiu vinculado, porque dar-se-iam o luxo de viver de forma simples?

Acontece que o "simples" não é tão simples. Seja numa ilha deserta ou na saia de sua mãe, o mundo continua sendo mundo. Quem descobriu o jeito certo de viver a vida, deve ter estudado tanto que não teve tempo de pôr em prática, e os que tentam aprender na prática não conseguem da mesma forma, por que a escola da vida ensina à longo prazo... e quem tenta passar a parte da fórmula que já aprendeu para quem está começando nunca consegue, pois só entende o resultado quem já tem nível superior na carne e na alma. Se a vida resume-se à perguntas sem respostas? Redundantemente impossível responder. A certeza absoluta da vida é o êxtase Dionísico em que se sabe que tudo é incerto e que apenas não vale morrer pelo momento, na esperança de que se repita. Aonde tudo e nada ressoam em uníssono e você nem chora nem sorri... Vive.



Nenhum comentário: